PROPOSTA PEDAGÓGICA

A Escola Infantil Ursinho Pimpão foi criada para instruir, cuidar e principalmente contribuir com a formação de seus alunos.

Entendendo-se, aqui, por instruir, o aprimoramento da linguagem oral, a alfabetização, a introdução dos conceitos matemáticos, a disseminação de hábitos de observação científica, a valorização das vivências pessoais e históricas, além da abertura das linguagens artísticas para manifestações de idéias e emoções.

Entendendo-se o cuidar como o zelo pela integridade física da criança, sem, no entanto, tolher-lhe do direito de experimentar, testar e vivenciar sua capacidade e os próprios limites.

E entendendo-se por contribuir com a formação de seus alunos a busca pelo desenvolvimento das capacidades de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relações interpessoais e de inserção social, preparando-o para o exercício da cidadania (contribuir para que a criança se torne um cidadão), ou seja, aquele que tem capacidade de se reconhecer como um ser humano; como indivíduo único e distinto, com seus limites, habilidades, características, mas sobretudo com capacidade de cuidar da própria integridade física, de buscar a própria felicidade no contexto da vida em sociedade, com justiça, fraternidade, amor e liberdade.

Nossa escola tem como premissas básicas, para orientar sua ação, o reconhecimento:

• Que cada indivíduo é único e é fundamental que sua particularidade seja respeitada;

• Que a diversidade na composição da sociedade é enriquecedora e deve ser defendida;

• Que a ciência, o direito de propriedade, a livre iniciativa, são bens da humanidade, mas devem respeitar os limites das leis e da ética;

• Também nos inspiramos no cristianismo para oferecer, aos alunos e à comunidade, uma mensagem espiritualizada de respeito à vida com toda sua complexidade.

Nossos métodos de ensino são uma construção eclética, que não se prendem às verdades absolutas e não se deixa levar por modismos. Mas, uma construção que se aprimora a cada dia, com a consciência que a vida é dinâmica.

Nossos materiais didáticos, em sua maioria, são produzidos a partir do diagnostico realizado pelas professoras e Coordenadora de modo apropriado às necessidades dos alunos. Fazem parte, também, livros de literatura e paradidáticos, revistas, jornais e tudo mais que possa, oportunamente, servir para ilustrar o processo da comunicação e da construção do saber.

QUERO CONHECER A ESCOLA

Preencha os campos abaixo para agendar sua visita. Será um prazer recebê-lo.

Ok, estamos agendados! Desde já, seja bem vindo!

Atendimento via Whats App.gif